domingo, 27 de maio de 2007

Fotos: pouco depois de 1958...


... a nossa Freixeda tinha este aspecto, naturalmente bucólico, que suscitará saudades a muita gente (clique em cima das fotos para que aumentem). Foram tiradas pelo Zé Maria, filho da terra que, se estivesse entre nós, muito se orgulharia de ver as suas memórias partilhadas com os seus conterrâneos... e não só.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

4, 3, 2, 1... Marche! Rampa de lançamento da Freixeda para a blogoesfera...

E já está. A Freixeda é uma realidade também agora virtual. Esta é uma forma de partilhar a nossa aldeia, seja natal ou adoptiva, com outros e connosco também, uma maneira de a viver longe ou perto, de a perpetuar, de a trazer mais junto a nós, ao alcance de um hipersalto. São bem-vindos todos os contributos, que deverão ser dirigidos para o nosso email freixedadotorrao@gmail.com, após o que serão publicados na íntegra, sem qualquer censura! O nosso blog primará pela liberdade de expressão e pelo respeito pelas diversas opiniões. Contamos, portanto, com toda a vossa colaboração para registar e trazer à liça memórias, histórias, lendas, ditos, rimas, cantigas, expressões do nosso povo e região, que aqui tomarão a forma de pequenos monumentos à nossa personalidade colectiva. Queremos cultivar e desenvolver a nossa identidade como comunidade e estreitar laços que nos unam e - quem sabe ? - nos devolvam a nós próprios. Porque o nosso passado é a raiz do nosso presente e a semente do nosso futuro.

Contem-nos coisas, enviem-nos fotografias e expliquem-nas, critiquem-nos e façam sugestões, enfim, alimentem este espaço que é de todos nós. VIVA A FREIXEDA E OS FREIXEDENSES!